Sementes de Centáurea Serenata
A Centáurea, também conhecida popularmente no Brasil como Escovinha ou Fidalguinhos, além de Bachelor Button e Cornflower, é uma planta de exótica beleza e muito versátil na composição de jardins. Seu nome científico é Centaurea cyanus e existe uma lenda que seu nome deriva da criatura mítica Centauro, que curou as feridas incuráveis feitas por Héracles com a seiva da Centáurea, já "Cyan" significa azul. É considerada um símbolo de delicadeza e do amor verdadeiro dos filhos pelas mães. A Centáurea pode ser utilizada como bordadura ou maciço, podendo também ser plantada no solo, em vasos e jardineiras.
A Centáurea é conhecida como flor de tipo herbácea. Sua origem é no continente asiático e no continente europeu e tem sido usada como ornamento e para fins medicinais desde a antiguidade. A planta cresce de 30 a 90 cm. A Centaurea pode ser encontrada nas cores azul, branca, rosa, vermelha e roxa. Suas folhas são verde um pouco acinzentado.
A Centáurea deve ser cultivada em meia-sombra em canteiros bem adubados e ricos em matéria orgânica. É importante a irrigação diária para mantê-las saudáveis e belas por mais tempo. Não suporta o calor excessivo.
Em tempos antigos as flores azuis da centáurea eram usadas no preparo de um pigmento usado em aquarelas e na culinária. Hoje, o uso é restrito à culinária. O sabor das pétalas da centáurea fica entre o doce e o picante e lembram o cravo-da-índia bem suavizado. Uma recomendação importante: o cálice da flor não deve ser usado, pois é bem amargo.