Sacola de Compras

* Calcule seu frete na página de finalização.

* Insira seu cupom de desconto na página de finalização.

Instruções de plantio


Chegou a hora de plantar as suas sementes e não sabe o que fazer? Não se preocupe! 

Comece por aqui - Recomendamos para todos clientes inicialmente que assistam e leiam nosso Guia de Plantio de Sementes, que contém informações mais abrangentes e responde dúvidas básicas
. Após a leitura do guia, utilizar a tabela abaixo para obter instruções específicas para cada espécie. Você pode usar o campo de busca para encontrar uma planta mais rapidamente.

Enquanto você aguarda a germinação das suas sementes, recomendamos também a leitura de nosso Guia de Cultivo de ornamentais e nossas dicas de Como ter vasos incríveis.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do contato@emporiodassementes.com.br e ficaremos felizes em esclarecer.

 

Nome comum Gênero Espécie Germinação Instruções
Abóbora Cucurbita moschata/maxima 22C a 30C As sementes de abobora germinam prontamente quando as temperaturas estão altas e podem ser plantadas diretamente no local definitivo. Plantar as sementes a 2 cm de profundidade em morrinhos de terra um pouco mais elevado que o solo ao redor para não acumular água. Não plantar enquanto houver risco de geada. Verifique o espaçamento requerido para a variedade que está plantando, pois algumas passam de 2 metros de diâmetro.
Abobrinha Cucurbita pepo 22C a 30C As sementes de abobrinha germinam prontamente quando as temperaturas estão altas e podem ser plantadas diretamente no local definitivo. Plantar as sementes a 1 cm de profundidade em morrinhos de terra um pouco mais elevado que o solo ao redor para não acumular água. Verifique o espaçamento requerido para a variedade que está plantando, pois algumas passam de 2 metros de diâmetro.
Acácia Acacia mangium 15 a 45 dias Para quebra da dormência é necessário imergir as sementes em água fervente 80°C (temperatura de água para chá) por 45-60 segundos. Não pode encostar no fundo quente da panela. Deve-se despejar a água já quente em outro recipiente com as sementes, contar 45 a 60 segundos e retirar as sementes da água. Para que se faça uma muda, coloca-se 1 semente por cova/embalagem. Após o semeio, cubra com terra superficialmente. Irrigue no mínimo 2 vezes ao dia até os primeiros sinais de germinação. Germinação 15 a 45 dias.
Veja também:
Documento da Embrapa com muitas informações
Material do CIFOR (em inglês)
Acelga Beta vulgaris 5 a 10 dias entre 20C e 28C A alcega cresce melhor quando o tempo está fresco, portanto é melhor que seja plantada entre o fim do verão e começo do inverno. Plantar a 1 cm de profundidade no canteiro, respeitando espaço de pelo menos 20 cm entre as planta.
Agerato Ageratum houstonianum 7 a 10 dias entre 24C e 27C Não cobrir as sementes pois a luminosidade ajuda na germinação. Pressione no solo apenas para que fiquem bem posicionadas.
Agerato Amarelo Lonas inodora 10 a 20 dias entre 22C e 25C Não cobrir as sementes pois a luminosidade ajuda na germinação. Pressione no solo apenas para que fiquem bem posicionadas.
Agrião da Água Nasturtium officinale 10 a 21 dias Plantar diretamente no canteiro a 0,5 cm de profundidade e manter o solo perto do ponto de encharcamento. O agrião gosta de solo rico em matéria orgânica e com alta disponibilidade de água.
Agrião da Terra (seco) Barbarea verna 7 a 15 dias Plantar diretamente no canteiro a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido, uma vez que as sementes germinam bem lentamente. Manter espaçamento de 15 cm entre as plantas.
Aipo Salsão Apium graveolens 14 a 21 dias entre 21C e 24C Apenas pressionar as sementes no solo pois precisam de luz para germinar. O aipo precisa de irrigação consistente para que produza bem.
Alcachofra Cynara scolymus 21C a 26C Plantar a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido até a germinação. Depois das plantas germinadas, mover para local onde as temperaturas noturnas fiquem abaixo de 15°C. Temperaturas noturnas baixas induzem a floração. Plantio deve ser feito preferencialmente no final do verão para que elas se beneficiem do frio do inverno.
Alecrim Rosmarinus officinalis 14 a 21 dias entre 18C e 21C Pressione as sementes no solo apenas para que entrem em contato com a terra e não cubra, uma vez que a luminosidade é necessária para a germinação. Manter o solo úmido mas sem encharcar até que a germinação comece. As sementes não irão germinar em temperaturas excessivamente altas. Nota: A germinação do alecrim é naturalmente baixa e irregular.
Alface Lactuca sativa 5 a 10 dias entre 5C e 24C O alface é uma planta de tempo frio, que se desenvolve melhor com temperaturas entre 15C e 18C. Para plantio durante o verão ou em locais quentes é importante escolher variedades adequadas para esta finalidade. Temperaturas consistentemente acima de 25C podem fazer com que as sementes entrem e dormência e afeta a germinação negativamente. O plantio deve ser feito a menos de 0,5 cm de profundidade. Manter o solo úmido para que a temperatura fique adequada. Se as sementes forem peletizadas (recobertas por uma capinha solúvel em água), garantir que sejam molhadas até que o pellet se dissolva totalmente.
Alho-poró Allium porrum 5 a 14 dias de 20C a 30C O alho poró requer solos férteis para produzir bem, e se beneficiam de matéria orgânica misturada nos canteiros antes do plantio. Plantar nas covas a 1 cm de profundidade. Durante o período de crescimento da planta, pode ser feito um morro de terra ao redor da base para forçar que as folhas se estiquem, resultando numa parte comestível (a base do caule) muito maior. Isto pode ser feito 2 a 3 vezes num ciclo.
Almeirão Cichorium intybus 5 a 10 dias entre 15C e 20C O almeirão é uma planta de tempo fresco e resistente a temperaturas baixas. Para plantio no verão ou em locais quentes é importante escolher cultivares adequados para esta finalidade. Temperaturas prolongadas acima de 25C podem inibir a germinação completamente. Plantar a menos de 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido. Além das folhas, as flores do almeirão também são comestíveis.
Amor Agarradinho Antigonon leptopus 14 a 28 dias entre 20C e 30C Plantar as sementes a 0,5cm de profundidade e manter o solo úmido até os primeiros sinais de germinação. Podem ser plantadas diretamente no local definitivo. Atenção pois o amor agarradinho pode chegar a 10 metros de comprimento em condições ideais, portanto planeje bem antes de plantar.
Amor Perfeito Viola × wittrockiana 4 a 7 dias entre 17C e 20C Enterrar as sementes apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Temperaturas constantemente acima dos 22°C irão inibir a germinação, portanto o plantio deve ser feito no outono/inverno preferencialmente.
Aneto Anethum graveolens 7 a 21 dias entre 18C e 21C É recomendável o plantio direto no canteiro. Plantar 1 semente a cada 1 cm a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm. Para colheita contínua, o plantio pode ser feito de forma recorrente a cada 3 semanas.
Arruda Ruta graveolens 10 a 14 dias entre 16C e 21C Plantar em vasos a 1 cm de profundidade aproximadamente. Manter a terra úmida até os primeiros sinais de germinação. Faça o transplante apenas quando as plantas tiverem pelo menos 10 cm de altura. Manter espaçamento de 60 cm entre as mudas para que haja espaço para desenvolvimento pleno.
Artemísia Artemisia annua 7 a 21 dias entre 21C e 24C Enterre as sementes apenas para que fiquem cobertas com solo e matenha úmido até a germinação. Não plantar enquanto houver risco de geada. Podem ser plantas diretamente no local definitivo.
Aspargo Asparagus officinalis 23C a 27C diurno e 18C noturno O aspargo é uma planta perene e em boas condições pode durar até 15 anos produzindo. Para manter a longevidade, precisam de invernos frios, que induzam a dormência da planta. Plantar as sementes a 2 cm de profundidade. Ao fazer o transplante para o canteiro plantar a muda em um pequeno morro para que fique acima do solo ao seu redor, garantindo boa drenagem. A colheita pode ser feita já no ano seguinte, porém a planta só atinge seu auge do terceiro ano em diante.
Aster Callistephus chinensis 10 a 14 dias entre 21C e 22C Enterrar as sementes apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Podem ser plantadas diretamente nos canteiros preferencialmente durante o inverno.
Begônia Begonia semperflorens 7 a 10 dias entre 21C e 27C As begônias são disponibilizadas em sementes peletizadas (cobertas com uma capinha amarela solúvel em água). O pellet deve ser colocado acima do solo, sem sem enterrado, e borrifado até que dissolva completamente. Manter o solo úmido constantemente até o início da germinação, pois as plantas pequenas são muito suscetíveis à seca.
Veja também:
Como plantar sementes de begônia (vídeo)
Begônia Tuberosa Begonia tuberhybrida 7 a 10 dias entre 21C e 27C As begônias são disponibilizadas em sementes peletizadas (cobertas com uma capinha amarela solúvel em água). O pellet deve ser colocado acima do solo, sem sem enterrado, e borrifado até que dissolva completamente. Manter o solo úmido constantemente até o início da germinação, pois as plantas pequenas são muito suscetíveis à seca.
Veja também:
Como plantar sementes de begônia (vídeo)
Bela-manhã Convolvulus tricolor 5 a 14 dias de 20C a 30C A bela manhã pode ser plantada diretamente no local definitivo, a cerca de 0,5 cm de profundidade. Deixar as sementes de molho na água por 2 horas antes do plantio para facilitar a germinação.
Bellis/Rapazinho Bellis perennis 10 a 15 dias A bellis é uma planta bienal que irá crescer no primeiro ano e florescer no segundo. Plantar diretamente no canteiro a 0,3 cm de profundidade ou apenas o suficiente para cobrir as plantas. Para que floresçam de forma consistente precisam de temperaturas noturnas abaixo de 12C durante os meses de inverno.
Berinjela Solanum melongena 4 a 10 dias entre 25C e 32C As sementes de berinjela germinam melhor em temperaturas elevadas e não irão nascer se a temperatura do solo estiver abaixo de 18C. Em locais frios deve ser evitado o plantio no inverno, ou então deve ser feito em local protegido. Plantar a 0,5 cm de profundidade. Evite o excesso de adubo ou matéria orgânica pois resultará em plantas grandes e cheias, com muita folhagem e pouca produção de frutos.
Beterraba Beta vulgaris 25C a 30C Plantar as sementes a 1 cm de profundidade deixando 10 cm de espaço entre cada semente. Para colheita constante, plante sementes a cada 2 semanas. Quanto mais baixas as temperaturas, melhor será a coloração da beterraba.
Boca de Leão Antirrhinum majus 7 a 14 dias entre 21C e 24C Não cobrir as sementes pois a luminosidade é requerida para germinação. Molhe com borrifador para evitar movimentar a semente dentro do vaso. Quando as plantas estiverem com 6 a 8 pares de folhas podem ser podadas pela metade para produzir uma muda mais cheia.
Brócoli Brassica oleracea 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 50 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 0,5 cm de profundidade. Melhores resultados ocorrerão com irrigação regular.
Brovália Browallia speciosa 6 a 21 dias entre 18C e 24C As sementes de brovália não devem ser enterradas. Molhe o substrato e pressione as sementes apenas para que fiquem firmes, e molhe com um borrifador. As plantas jovens são muito delicadas, porém uma vez estabelecidas toleram temperaturas negativas.
Calêndula Calendula officinalis 7 a 14 dias entre 21C e 24C A calêndula não reage bem ao transplante e deve ser plantada diretamente no local definitivo. Plantar de forma rasa, a cerca de 0,5 cm de profundidade e molhar bem na sequencia.
Caliopsis Coreopsis tinctoria 7 a 21 dias entre 20C e 25C Pressionar as sementes no solo seme enterrar, pois a luminosidade é benéfica para a germinação. A germinação do Coreopsis é irregular e algumas sementes podem demorar muito mais que outras, mesmo em condições similares.
Camomila Matricaria recutita 10 a 14 dias entre 21C e 28C Pressione as sementes na superfície do solo sem enterrá-las, pois precisam de luz para germinar. A variação de temperatura do dia para a noite ajuda no processo de germinação, portanto é importante deixá-lasem local aberto onde fiquem expostas às variações térmicas.
Campânula Campanula medium 4 a 5 dias entre 20C e 22C Não cobrir as sementes pois a luminosidade ajuda na germinação. Pressione no solo apenas para que fiquem bem posicionadas.
Capuchinha Tropaeolum majus 7 a 14 dias entre 16C e 21C As sementes de capuchinha são muito grandes e ótimas para iniciante. Enterre a 2 cm de profundidade preferencialmente no local definitivo, pois não gostam de transplante. Cubrir bem as sementes pois precisam estar no escuro para germinarem. Mantenha o solo úmido até os primeiros sinais de germinação e depois disso deixe secar levemente entre as regas. Plantio deve ser feito preferencialmente no outono/inverno.
Cebola Allium cepa 7 a 14 dias entre 25C e 30C Plante diretamente no canteiro utilizando aproximadamente 1 semente por centímetro a uma profundidade de 1 cm. Depois de germinada, remova o excesso de plantas deixando uma a cada 5 cm ou uma a cada 10 cm para ter cebolas maiores. Quanto mais rico em matéria orgânica for o solo, melhores serão os resultados. As cebolas são uma espécie com raízes rasas e precisam de irrigação suplementar em semanas onde não receberem pelo menos 25 mm de chuva.
Cebolinha francesa Allium schoenoprasum 7 a 14 dias entre 18C e 21C É recomendável o plantio diretamente no local definitivo, utilizando 4 a 6 sementes a cada 15 cm. Plantar a 0,5 cm de profundidade. Depois de germinada, retirar o excesso de plantas deixando 2 a 3 plantas a cada 20 centimetros. As folhas devem ser colhidas antes da floração, cortando no nível do solo. Quando for feita a colheita, aplicar matéria orgânica no solo para ajudar no crescimento da planta. Após 3 a 4 anos, podem ser divididas.
Cebolinha verde Allium fistulosum 5 a 10 dias entre 25C e 30C A cebolinha pode ser plantada diretamente nos canteiros a cerca de 1 cm de profundidade. As sementes podem ser plantadas muito próximas uma da outra pois as plantas tem pouco crescimento lateral.
Cenoura Daucus carota 7 a 21 dias entre 20C e 30C O plantio da cenoura deve ser preferencialmente na primavera até a metade do verão. Plantar se sementes nos canteiros a 1 cm de profundidade. Trabalhe bem o solo antes de fazer o plantio para evitar a compactação, que prejudica a formação das cenouras. Importante manter o solo constantemente úmido durante o período de germinação.
Centáurea Centaurea cyanus 7 a 14 dias entre 16C e 18C Érecomendado o plantio diretamente no canteiro, utilizando uma semente a cada 5 centímetros a uma profundidade de 0,5 cm. Cubra levemente com solo e mantenha úmido até os primeiros sinais de germinação. Posteriormente remover o excesso de plantas deixando uma muda a cada 20 cm. A melhor época para plantio é no outono, pois se desenvolvem melhor em períodos mais frios. Flores em 65 a 75 dias.
Cerefólio Anthriscus cerefolium 10 a 14 dias É recomendado o plantio diretamente no canteiro, utilizando uma semente a cada centímetro, sem enterrá-las pois precisam de luz para germinar. Remover o excesso de plantas posteriormente para que rete uma muda a cada 15 centímetros.
Chicória Cichorium endivia100 5 a 10 dias entre 15C e 20C A chicória é uma planta de tempo fresco e resistente a temperaturas baixas. Para plantio no verão ou em locais quentes é importante escolher cultivares adequados para esta finalidade. Temperaturas prolongadas acima de 25C podem inibir a germinação completamente. Plantar a menos de 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido.
Clarquia Clarkia unguiculata 5 a 10 dias entre 18C e 21C As sementes de claquia germinam prontamente quando as temperaturas estão adequadas. Pressionar as sementes no solo e cobrir com uma camada finíssima de solo, apenas para manter a umidade. Manter úmido até os primeiros sinais de germinação. Preferem locais com noites frias, e não se desenvolvem bem em climas litorâneos.
Cobea (Sino de catedral) Cobaea scandens 4 a 21 dias entre 18C e 24C Plantar diretamente no local definitivo a 1 cm de profundidade. Com temperaturas baixas a germinação pode levar até 3 semanas. Manter o solo úmido durante o período.
Coentro Coriandrum sativum 7 a 10 dias entre 18C e 21C É recomendável o plantio do coentro diretamente no local definitivo. Plantar uma semente por centímetro a aproximadamente 1 cm de profundidade. Não é necessário tirar o excesso de plantas pois o coentro cresce bem mesmo em grandes conjuntos. A colheita das folhas deve ser feita antes da floração.
Coleus Solenostemon scutellarioides 4 a 5 dias entre 22C e 24C As sementes são pequenas e devem ser cobertas com uma fina camada de terra. Algumas variedades (ex. Coleus Wizard) são disponibilizadas em sementes peletizadas. Neste caso os pellets devem ser pressionados no solo de forma firme e depois borrifados com água para que a capinha dissolva.
Cominho Cuminum cyminum 7 a 14 dias O cominho deve ser plantado diretamente no local definitivo a cerca de 1 cm de profundidade. Em locais frios somente fazer o plantio quando as temperaturas noturnas estiverem acima de 10C. Faça o plantio das sementes em grupos para que as plantas cresçam próximas e apoiem umas as outras, uma vez que o cominho tem a tendência de "tombar" após períodos de chuva.
Cosmea/Cosmos Cosmos bipinnatus 7 a 10 dias entre 20C e 22C O cosmos deve ser plantado diretamente no canteiro em qualquer época do ano. Evitar o inverno apenas em locais com risco de geadas. Enterrar as sementes apenas para que fiquem cobertas. É importante escolher um local ensolarado, de preferência com 6 ou mais horas de sol diárias.
Couve chinesa Brassica pekinensis 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 40 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 0,5 cm de profundidade. A couve chinesa cresce melhor em temperaturas mais baixas e com dias encurtando (final do verão/outono).
Couve de Bruxelas Brassica oleracea 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 60 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 0,5 cm de profundidade. Melhores resultados ocorrerão com irrigação regular.
Couve-flor Brassica oleracea 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 50 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 1 cm de profundidade. Melhores resultados ocorrerão com irrigação regular. A couve-flor prefere tempo mais fresco, portanto se for plantada no verão devem ser utilizadas variedades adequadas.
Couve-manteiga Brassica oleracea 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 40 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 1 cm de profundidade. Melhores resultados ocorrerão com irrigação regular.
Cravina Dianthus chinensis 3 a 5 dias entre 18C e 21C As sementes devem ser cobertas levemente com solo. Para uma planta compacta e bem ramificada é necessário que as temperaturas noturnas estejam baixas. Temperaturas noturnas superiores a 18C irão produzir plantas mais alongadas e com menos flores.
Cravina barbatus Dianthus barbatus 3 a 4 dias entre 18C e 21C As sementes devem ser cobertas levemente com solo. Para uma planta compacta e bem ramificada é necessário que as temperaturas noturnas estejam baixas. Temperaturas noturnas superiores a 18C irão produzir plantas mais alongadas e com menos flores.
Cravo Dianthus caryophyllus 7 a 14 entre 18C e 22C As sementes devem ser pressionadas no solo, sem necessidade de enterrar. Para uma planta compacta e bem ramificada é necessário que as temperaturas noturnas estejam baixas. Temperaturas noturnas superiores a 18C irão produzir plantas mais alongadas e com menos flores.
Crisântemo carinatum Chrysanthemum carinatum 10 a 20 dias entre 18C e 22C Devem ser plantados preferencialmente nos meses mais frios do ano, diretamente no canteiro. Cobrir as sementes com uma leve camada de solo e manter o local úmido até os primeiros sinais de germinação. Quando as plantas tiverem 2 pares de folha, remover o excesso de mudas deixando espaçamento de pelo menos 30 cm.
Crista de Galo (cristata ou plumosa) Celosia argentea 8 a 14 dias entre 21C e 27C Não enterrar as sementes pois a luminosidade é requerida na germinação. Não é recomendado o plantio durante o inverno pois temperaturas muito baixas e dias curtos fazem com que a planta pare de crescer e floresça prematuramente. Quando as plantas atingirem cerca de 20 cm de altura, o topo do crescimento pode ser podado para encorajar o crescimento lateral.
Dália Dahlia pinnata 3 a 5 dias entre 18C e 21C Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido. As dálias não gostam de ter suas raízes perturbardas e o transplante deve ser feito da forma mais cuidadosa possível. Em locais com inverno frio, as dálias irão produzir tubérculos embaixo da terra que podem ser divididos para criar plantas novas.
Datura Datura metel 7 a 21 dias entre 21C e 28C Plantar as sementes a 0,5 cm de profundidade em solo fofo e manter úmido até a germinação. As sementes irão germinar de forma irregular durante um período de 1 a 3 semanas, mesmo em condições idênticas.
Digitalis Digitalis purpurea 14 a 21 dias entre 18C e 21C O plantio deve ser feito em vasos e com sobstrato de boa qualidade. As sementes não devem ser enterradas pois a luz é necessária para a germinação. Quando as plantas tiverem 10 cm de altura podem ser transplantadas para o canteiro. A maioria das digitalis são plantas bienais, o que significa que crescem no primeiro ano e florescem no segundo.
Doce alyssum Lobularia maritima 2 a 7 dias entre 18C e 21C Não enterrar as sementes pois a luminosidade é requerida na germinação. As sementes de alyssum germinam muito rapidamente, e são ótimas para iniciantes. Temperaturas baixas encorajam crescimento compacto e floração mais abundante.
Erva Cidreira/Melissa Melissa officinalis 7 a 14 dias entre 18C e 21C Pressione as sementes na superfície do solo sem enterrá-las, pois precisam de luz para germinar. A erva cidreira é extremamente resistente ao frio depois de estabelecida, porém deve ser mantida protegida de temperaturas baixas e geadas enquanto a muda for pequena.
Erva Doce Pimpinella anisum 6 a 14 dias a 21C É recomendado o plantio diretamente no local definitivo. Plantar 1 semente por centímetro a 0,5 cm de profundidade. Quando as plantas estiverem com 8 cm de altura, remover o excesso mantendo pelo menos 15 cm entre as mudas restantes.
Ervilha Pisum sativum 7 a 14 dias entre 21C e 28C As ervilhas são uma cultura de tempo fresco, e a colheita é melhor na primavera. Gostam de solo neutro a alcalino e rico em matérias orgânica. Solos ácidos devem ser corrigidos (com calcário dolomítico, por exemplo) antes do plantio. Plantar no inverno até o começo da primavera. Utilizar uma semente a cada 5 cm a cerca de 2 cm de profundidade. Variedades que que atingem até 1 metro podem ser plantadas sem suporte. Variedades mais altas precisam de apoio como uma treliça para que cresçam eretas.
Ervilha Cheirosa Lathyrus odoratus 14 a 21 dias entre 13C e 18C A ervilha cheirosa é uma planta de tempo frio e não tolera altas temperaturas. Plantar preferencialmente entre o fim do verão e fim do inverno para que floresçam nos meses mais frescos do ano. Deixar as sementes de molho em água por 24 horas antes do plantio e plantar diretamente no canteiro a 1 cm de profundidade. Não recomendável plantio em vasos, pois precisam que as raízes fiquem em temperaturas amenas.
Espinafre de Viroflay Spinacia oleracea 10 a 14 dias entre 15C e 25C O espinafre é sensível à acidez e prefere solo neutros à alcalinos. Caso esteja trabalhando com solo ácido, este deve ser corrigido alguns meses antes do plantio. Plantio ideal entre outono e começo da primavera, pois preferem tempo mais ameno. Temperaturas acima de 30C irão inibir a germinação das sementes.
Espinafre Nova Zelândia Tetragonia tetragonioides 10 a 14 dias entre 15C e 25C Deixar as sementes de molho por 8 a 12 horas antes do plantio para acelerar a germinação. Plantar direatemente no canteiro a 1 cm de profundidade. Aproximadamente um mês após a germinação, cortar alguns centímetros do topo do crescimento primário da planta para encorajar desenvolvimento de galhos laterais.
Esporinha Consolida regalis 14 a 21 dias A esporinha é uma planta de épocas frescas do ano e não germina quando as temperaturas estão altas. Para auxiliar na germinação as sementes devem ser dispostas em um papel toalha levemente úmido que deve ser colocado dentro de um saco ziplock (ou um recipiente lacrado) e mantido na geladeira por 7 a 10 dias. Na sequência devem ser retiradas e plantadas no canteiro, a 0,5 cm de profundidade. Para que floresçam de forma profusa é necessário temperaturas noturnas abaixo dos 13C, preferencialmente perto de 10C. Toleram leves geadas.
Eucalipto Eucalyptus gunnii 14 a 20 dias entre 20C e 26C As sementes devem ser pressionadas no solo, sem necessidade de enterrar, pois precisam de luz para germinar. Mantenha o solo bem úmido (mas não encharcado) até os primeiros sinais de germinação. Temperaturas abaixo dos 12C por longos períodos irão parar o desenvolvimento da planta, portanto em locais frios é interessante não plantar nos meses de inverno. Uma vez que a planta estiver crescendo de forma mais rápida, é importante a aplicação de adubação regular para que a planta mantenha o vigor característico da espécie. Para manter a folhagem arredondada é preciso fazer uma poda anual, de preferência no inverno. Caso contrário cresce e vira uma árvore de grande porte.
Ficóide Dorotheanthus bellidiformis 15 a 20 dias entre 15 e 20C O ficóide prefere temperaturas mais baixas para germinar, e por isso deve ser plantado no outono/inverno. Manter o solo úmido enquanto a germinação não ocorre, e depois cortar a irrigação para que seque entre as regas.
Funcho Doce Foeniculum vulgare 5 a 10 dias a 25C O funcho gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Para ter uma boa colheita é necessário irrigação consistente. O funcho deve ser plantado de forma que a planta chegue na maturidade quando a duração dos dias estiver encurtando e as temperaturas baixas (outono/inverno). Dias longos e temperaturas altas encorajam o florescimento. Plantar a 0,5 cm de profundidade diretamente no local definitivo.
Gaillardia Gaillardia pulchella 7 a 14 dias entre 18C e 24C A gaillardia deve ser plantadas em vasos e transplantada para o jardim quando as mudas tiverem 10 a 12 folhas. Pressione as sementes no solo úmido sem enterrar, pois a luz auxilia na germinação. Evite plantar no auge do verão.
Gazânia Gazania rigens 3 a 7 duas entre 21C e 22C A gazânia pode ser plantada em qualquer época do ano, exceto em regiões muito frias (com geada) onde o inverno deve ser evitado. Enterrar as sementes apenas o suficiente para que elas fiquem cobertas e manter o substrato úmido o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. Após o desenvolvimento das primeiras folhas verdadeiras, deixe o solo secar levemente entre as regas e comece a expor a planta gradualmente à períodos mais longos de luz direta até que esteja acostumada com sol pleno (+ de 8 horas).
Gerânio Pelargonium x hortorum 3 a 4 dias entre 22C e 24C As sementes de gerânio devem ser enterradas apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Temperaturas baixas atrasam a germinação e temperaturas muito altas podem fazer com que as sementes entrem em dormência. Evite plantar no auge do verão. Uma vez estabelecidas as mudas, diminua a rega e deixe o solo secar antes de molhar novamente. Os gerânios são sensíveis à alta umidade e as raízes precisam de altos níveis de oxigênio para se desenvolver bem.
Gérbera Gerbera jamesonii 4 a 7 dias entre 21C e 23C As sementes devem ser cobertas levemente com solo. Atenção na hora do transplante para que a coroa da planta fique acima do solo, evitando o apodrecimento. Evite molhar as mudas com água gelada (abaixo de 16C) pois irá causar deformação na folhagem e atrapalhar o crescimento da planta.
Girassol Helianthus annuus 7 a 14 dias entre 21C e 24C As sementes de girassol devem ser plantadas diretamente no local definitivo pois não reagem bem ao transplante. Plantar a 1 cm de profundidade e manter o canteiro úmido até os primeiros sinais de germinação. Em locais frios, plantar apenas quando não houver mais nenhum risco de geada.
Girassol Mexicano Tithonia speciosa 7 a 14 dias entre 21C e 29C É recomendável o plantio direto nos canteiros, quando não houver risco de geadas ou temperaturas excessivamente baixas. Trabalhar a camada superior do solo e plantar as sementes apenas pressionando, sem enterrá-las pois precisam de luz para germinar. Não gosta de solos muito ricos em matérias orgânica e nesta situação produzem muita folhagem e poucas flores.
Goiaba Psidium guajava 5 a 15 dias As goiabeiras são plantas extremamente resilientes e é comum que suas sementes germinem em qualquer lugar onde são jogadas. Para ter o máximo de sucesso, plante as sementes em vasinhos, a 1 cm de profundidade e mantenha umido até que germinem. Após a germinação, evite o excesso de água. Quando as mudas estiverem com 15 cm transplantar para o local definitivo. Evite plantar durante o inverno.
Goivo Matthiola incana 7 a 14 dias entre 18C e 24C Os goivos são plantas de tempo fresco e por isso a melhor época de plantio é entre o final do verão e final do inverno, para que floresçam entre inverno e primavera. Plantar em vasos ou diretamente no canteiro a 0,5 cm de profundidade em local ensolarado.
Gomphrena (perpétua) Gomphrena globosa 5 a 10 dias entre 21C e 26C Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido. Após a germinação evite excesso de água pois são plantas de clima seco.
Grama Azul Festuca glauca 14 a 28 dias entre 20C e 25C Para melhor percentual de germinação, as sementes devem ser colocadas na geladeira por uma semana antes do plantio (podem ser colocadas na própria embalagem). A germinação é lenta e pode demorar até 4 semanas. Importante manter o solo úmido neste período.
Hissopo Hyssopus officinalis 5 a 21 dias É recomendavel o plantio diretamente no local definitivo. Plantar uma semente a cada 5 cm aproximadamente e a 0,5 de profundidade. Remover o excesso de plantas para que haja pelo menos 30 cm entre as mudas. O hissopo precisa de sol pleno e solo bem drenado para se desenvolver bem.
Impatiens Impatiens walleriana 3 a 5 dias entre 23C e 25C A impatiens pode ser plantada o ano inteiro, exceto em locais com geada, onde o inverno deve ser evitado. As sementes são relativamente grandes e fáceis de se manusear. Molhe bem a terra/substrato e coloque as sementes acima do solo, sem cobri-las, pois precisam de luz para germinar. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. Plantas pequenas são muito sensíveis e não devem secar entre as regas. Mantenha sempre em local claro e fora da luz solar direta.
Veja mais:
Como plantar sementes de impatiens (vídeo)
Impatiens balsamina Impatiens balsamina 3 a 5 dias entre 23C e 25C A impatiens pode ser plantada o ano inteiro, exceto em locais com geada, onde o inverno deve ser evitado. As sementes são relativamente grandes e fáceis de se manusear. Molhe bem a terra/substrato e coloque as sementes acima do solo, sem cobri-las, pois precisam de luz para germinar. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. Plantas pequenas são muito sensíveis e não devem secar entre as regas. Mantenha sempre em local claro e fora da luz solar direta.
Impatiens da Nova Guiné Impatiens hawkeri 5 a 8 dias entre 23C e 25C A impatiens pode ser plantada o ano inteiro, exceto em locais com geada, onde o inverno deve ser evitado. As sementes são relativamente grandes e fáceis de se manusear. Molhe bem a terra/substrato e coloque as sementes acima do solo, sem cobri-las, pois precisam de luz para germinar. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. A Impatiens hawkeri é mais resistente ao sol que a I. walleriana.
Ipoméia Ipomoea purpurea 5 a 14 dias de 20C a 30C A ipoméia pode ser plantada diretamente no local definitivo, a cerca de 0,5 cm de profundidade. As sementes são muito duras, portanto deixar as sementes de molho na água por 12 horas antes do plantio facilita a germinação. Outra forma de acelerar o processo é removendo um pedaço da casca da semente com uma lâmina afiada ou um cortador de unhas. Remover uma lasca apenas.
Jiló Solanum gilo 6 a 14 dias Plantar o jiló diretamente no canteiro, utilizando 2 a 3 sementes por cova a uma profundidade de 0,5 cm. Manter 60 centímetros de distância entre as plantas para que as plantas tenham espaço para se desenvolver bem. Após a germinação, remover o excesso de plantas deixando apenas 1 muda por cova.
Lavanda/Alfazema Lavandula angustifolia 14 a 21 dias entre 18C e 21C As sementes devem ser enterradas a menos de 0,5 cm de profundidade e mantidas úmidas e em local bem iluminado durante o período de germinação. Após o aparecimento do primeiro par de folhas, deixar o solo secar entre as regas pois a lavanda não gosta de raízes constantemente encharcadas.
Lavanda/Alfazema Ellagance Lavandula angustifolia 4 a 5 dias entre 18C e 21C As sementes da lavanda Ellagance são pré tratadas e germinam de forma muito mais rápida e uniforme que a semente tradicional de lavanda. As sementes devem ser enterradas a menos de 0,5 cm de profundidade e mantidas úmidas e em local bem iluminado durante o período de germinação. Após o aparecimento do primeiro par de folhas, deixar o solo secar entre as regas pois a lavanda não gosta de raízes constantemente encharcadas.
Lisianto Eustoma grandiflorum 10 a 15 dias entre 21C e 24C As sementes de lisianto são muito pequenas e por isso são disponibilizadas em forma de pellets (cobertas com uma capinha amarela solúvel em água). O pellet deve ser colocado acima do solo, sem sem enterrado, e borrifado até que dissolva completamente. As sementes precisam de luz para germinar. Manter o solo úmido constantemente até o início da germinação, pois as plantas pequenas são muito suscetíveis à seca. O crescimento do lisianto é muito lento nos primeiros meses. Temperaturas constantemente acima de 29C induzem a planta a formar uma roseta, e atrasa a floração.
Lobélia Lobelia erinus 3 a 10 dias entre 20C e 25C A lobélia tem uma das menores sementes de toda a natureza, porém seu plantio é muito simples. Como é impossível plantá-las individualmente, recomendamos despejar todas as sementes em uma folha de papel branco e dobrá-lo como uma canaleta, facilitando na hora de despejar nos vasos. Você pode também utilizar as pontas dos seus dedos para "salpicá-las" no substrato. Cada vaso de tamanho médio pode receber de 10 a 20 sementes sem problemas. Não enterre-as pois precisam de luz para germinar, e recomendamos molhar com um borrifador para não danificá-las nos estágios iniciais. Atenção para não deixar o substrato secar, pois nas primeiras semanas são muito sensíveis. Sementes peletizadas - Atenção: Algumas variedades de lobélias são enviadas como sementes peletizadas. São pequenas bolinhas amarelas que envolvem a semente para facilitar o manuseio. Cada capinha dessas contém 8 a 10 sementes dentro dela, e neste caso plante apenas uma ou duas por vaso. O pellet deve ser colocado acima do solo, sem sem enterrado, e borrifado até que dissolva completamente.
Lupinus Lupinus polyphyllus 14 a 21 dias entre 18C e 24C As sementes de lupinus são grandes e germinam prontamente nas temperaturas adequadas. Deixar as sementes de molho por 8 horas antes do plantio e enterrar a 0,5 cm de profundidade, cobrindo bem pois elas germinam melhor no escuro. Fazer o transplante para o canteiro uma vez que as plantas tiverem 3 pares de folhas. Plantas grandes não transplantam bem. Não deve ser mantido em vaso pois as raízes precisam de espaço.
Mamão Carica papaya 7 a 30 dias O mamão pode ser plantado o ano todo em locais com clima quente. No restante do país deve-se evitar os meses de inverno. Plantar diretamente no canteiro a 1,5 cm de profundidade e manter o solo úmido até que comecem a germinar. Respeitar pelo menos 2 metros de distância entre as plantas. O mamoeiro pode produzir flores masculinas, femininas ou hermafroditas. Os frutos melhores vem das flores hermafroditas, enquanto as masculinas não produzem fruto e as femininas produzem frutos com pouca polpa. Como não é possível prever antecipadamente como o mamão irá nascer, é recomendado plantar diversas plantas e remover posteriormente as não desejadas,
Manjericão Ocimum basilicum 5 a 10 dias entre 18C e 21C As sementes de manjericão devem ser plantadas diretamente no local definitivo. Enterrar a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido. Respeitar pelo menos 20 cm entre as plantas para evitar competição de espaço entre as mudas.
Manjerona Origanum majorana 7 a 14 dias entre 18C e 21C Apenas pressionar as sementes no solo pois precisam de luz para germinar. Manter úmido até os primeiros sinais de germinação. Remover o excesso e plantas para que haja pelo menos 20 cm de espaçamento entre as mudas. Quando tiverem 15 cm de altura, remover o topo do crescimento para promover a produção de galhos laterais.
Maracujá Passiflora edulis 7 a 28 dias entre 24C e 30C Em locais quentes o maracujá pode ser plantado o ano todo, enquanto nas regiões mais frias devem ser evitados os meses de inverno. Plantar a 1 cm de profundidade diretamente no local definitivo, deixando pelo menos 3 metros entre as mudas. O maracujá precisa de tutoramento para se apoiar nas estruturas.
Margarida Africana Dimorphotheca sinuata 7 a 28 dias entre 21C e 25C As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo. Enterrar apenas o suficiente para cobrir as sementes e manter o solo úmido até a germinação. São plantas originárias de clima seco, portanto preferem solo bem drenado e longos intervalos entre as regas.
Margarida Gigante Leucanthemum × superbum 5 a 15 dias entre 18C e 21C Para auxiliar na germinação as sementes devem ser dispostas em um papel toalha levemente úmido que deve ser colocado dentro de um saco ziplock (ou um recipiente lacrado) e mantido na geladeira por 2 semanas. Na sequência devem ser retiradas e plantadas no canteiro, a 0,5 cm de profundidade. Plantar preferencialmente no outono/inverno. Para que floresçam de forma profusa é necessário temperaturas noturnas abaixo dos 13C.
Maxixe Cucumis anguria 4 a 8 dias entre 25C e 30C Plantar o maxixe diretamente no canteiro, utilizando 2 a 3 sementes por cova a uma profundidade de 2 cm. Manter 1 metro de distância entre as plantas para que as plantas tenham espaço para se desenvolver bem. Após a germinação, remover o excesso de plantas deixando apenas 1 muda por cova.
Melancia Citrullus lanatus 5 a 10 dias entre 21C e 32C A melancia gosta de temperaturas altas e local ensolarado. O plantio deve ser feito preferencialmente nos meses mais quentes. Temperaturas acima de 27C durante o dia aceleram a germinação. Plantar diretamente no canteiro a 2 cm de profundidade utilizando uma semente a cada 90 cm e deixando pelo menos 1,80 m a 2,5m entre as fileiras. Manter as plantas bem irrigadas até que comecem a formar frutos, e deste ponto em diante molhar apenas o necessário para que a planta fique viva. O stress por falta de água faz com que os frutos fiquem mais doces e saborosos.
Melão Cucumis melo 5 a 10 dias entre 21C e 32C O melão gosta de temperaturas altas e local ensolarado. O plantio deve ser feito preferencialmente nos meses mais quentes. Plantar diretamente no canteiro a 1 cm de profundidade utilizando uma semente a cada 70 cm e deixando pelo menos 1,80 m entre as fileiras. Manter as plantas bem irrigadas até que comecem a formar frutos, e deste ponto em diante molhar apenas o necessário para que a planta fique viva. O stress por falta de água faz com que os frutos fiquem mais doces e saborosos.
Milho Zea mays 5 a 10 dias, acima de 18C Plantar diretamente no canteiro a 2,5 cm de profundidade e com espaçamento de pelo menos 15 cm entre as sementes. É necessário plantar um bloco razoável de plantas para garantir a polinização. Evite plantar milho super doce no mesmo local e ao mesmo tempo que outros tipos de milho, pois a polinização cruzada destas variedades resulta em milhos duros. Para isso, verifique o tempo entre plantio e maturidade de cada tipo de milho e dê intervalos de modo que atinjam maturidade com pelo menos 15 dias de espaçamento.
Morango Fragaria x ananassa 14 a 21 dias entre 16 e 24C Os morangos devem ser plantados em vasos e só transplantados para o local definitivo quando a muda tiver pelo menos 6 pares de folhas. Importante utilizar substrato e não terra vegetal. Pressionar as sementes no substrato úmido, sem enterrar, e manter em local fresco e sombreado. Não deixar o solo secar até os primeiros sinais de germinação, que podem demorar até 3 semanas. DIca: Nas primeiras 4 a 6 semanas após o plantio, remova todas as flores para forçar a planta a gastar energia na produção de folhas. Os morangos tem a tendência de se espalhar, criando novas mudas a partir das raízes. Recomendamos não deixar que ele faça isso no primeiro ano.
Moringa Moringa oleifera 5 a 15 dias Remover a casca das sementes antes do plantio, para evitar a proliferação de fungos. As sementes devem ser plantadas de 0,5 cm a 1 cm de profundidade em um vaso para mudas. Importante utilizar vasos altos pois a Moringa forma uma grande raíz primária que irá ocupar toda extensão do vaso. Mantenha o solo úmido até os primeiros sinais de germinação, depois diminua a frequencia para que o solo seque levemente entre as irrigações. Evite plantar em períodos prolongados de frio intenso.
Mosquitinho Gypsophila elegans 7 a 14 dias entre 21C e 22C Enterrar as sementes a menos de 0,5 cm de profundidade, apenas o suficiente para que esteja coberta. Evite solos muito ricos pois se planta cresce muito vigorosamente, não resiste bem às chuvas.
Mostarda Brassica juncea 5 a 14 dias entre 21C e 30C A mostarda pode ser plantada em qualquer época do ano em climas livre de geadas. Plantar diretamente no canteiro a 1 cm de profundidade e manter bem úmido até os primeiros sinais de germinação.
Nabo Brassica rapa 5 a 10 dias entre 20C e 30C O nabo gosta de solo fértil, bem drenado e com ph neutro a ligeiramente alcalino. Em locais com solo ácido, a correção deve ser feita antes do plantio. Recomendado plantar as sementes diretamente no canteiro, a 1 cm de profundidade. Os nabos podem ser colhidos ainda jovens em apenas 30 dias após a germinação, ou maduros em 40 a 50 dias. Quando menores as raízes, mais macias.
Nemésia Nemesia strumosa 7 a 21 dias entre 15C e 20C Plantar a 0,3 cm de profundidade, apenas suficiente para cobrir as sementes, e manter o solo úmido. A nemésia deve ser plantada durante o outono e começo do inverno para que floresça entre inverno e primavera. Não são resistentes ao calor e acabam morrendo no verão, exceto em locais com verão muito fresco (regiões de altitude).
Nigela Nigella damascena 10 a 14 dias entre 16C e 18C A nigela não responde bem ao transplante e por isso deve ser plantada diretamente no local definitivo. Fazer o plantio preferencialmente no outono quando houver previsão de que as temperaturas noturnas fiquem perto de ou abaixo dos 16C. Não enterrar as sementes pois precisam de luz para germinar - apenas espalhe por cima do solo e regue bem na sequencia.
Onze horas Portulaca grandiflora 5 a 7 dias entre 22C e 28C As sementes de onze horas podem ser plantadas direto no local definitivo ou em vasos. É importante que as sementes não sejam enterradas, pois a luz acelera o processo de germinação. Não exagere nas regas pois são plantas que prefere solo seco na maior parte do tempo. Sementes peletizadas - Atenção: Algumas variedades de onze horas são enviadas como sementes peletizadas. São pequenas bolinhas amarelas que envolvem a semente para facilitar o manuseio. Cada capinha dessas contém várias sementes dentro dela, e neste caso plante apenas uma por vaso. O pellet deve ser colocado acima do solo, sem sem enterrado, e borrifado até que dissolva completamente.
Orégano Origanum vulgare 7 a 14 dias entre 18C e 21C As sementes de orégano devem ser salpicadas em cima de substrato úmido e borrifadas posteriormente. Não devem ser enterradas pois precisam de luz para germinar. Quando as mudas tiverem 3 pares de folhas podem ser transplantadas para o local definitivo. Uma poda anual no inverno faz com que a planta rebrote mais vigorosa. Depois de 4 a 5 anos elas perdem o vigor e podem ser substituídas.
Papoula Papaver rhoeas 14 a 21 dias entre 16C e 24C É recomendável o plantio direto no local definitivo, preferencialmente no período do outono. Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade pois precisam de escuro para germinar.
Papoula da Califórnia Eschscholzia californica 14 a 21 dias entre 16C e 18C É recomendável o plantio direto no local definitivo, preferencialmente no período do outono. Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter o solo úmido. As plantas precisam de temperaturas frescas para germinar e noites frias para florescer.
Pentas Pentas lanceolata 6 a 9 dias entre 22C e 25C As pentas são disponibilizadas em sementes peletizadas (cobertas com uma capinha amarela solúvel em água). O pellet deve ser colocado acima do solo, sem ser enterrado, e borrifado até que dissolva completamente. Após a germinação deixar o solo secar entre as regas pois as pentas são nativas de clima árido.
Pepino Cucumis sativus 5 a 14 dias entre 21C e 32C Plantar diretamente no canteiro a 1 cm de profundidade. O pepino cresce melhor quando as temperaturas noturnas ficam acima de 16C. As sementes não germinarão se as temperaturas atingirem 10C ou menos.
Petúnia Petunia x hybrida 2 a 7 dias entre 22C e 28C A petúnia pode ser plantada em qualquer época do ano, exceto em regiões muito frias (com geada) onde o inverno deve ser evitado. As sementes não devem ser enterradas pois a maioria das petúnias irá se beneficiar da presença de luz, portanto apenas posicione as sementes acima do solo de forma firme. A capinha amarela que envolve as sementes serve apenas para facilitar o manuseio e irá se dissolver na presença de água. Manter o solo saturado de água até os primeiros sinais de germinação. As primeiras folhas são muito pequenas, portanto cuidado ao efetuar a rega. Se possível utilize um borrifador.
Veja também:
Guia de cultivo da petúnia pendente 
Como plantar sementes de petúnia (vídeo)
Phlox Phlox drummondii 5 a 10 dias entre 16C e 21C Plantar as sementes diretamente no local definitvo a 0,5cm de profundidade pois precisam de escuro para germinar. Não gostam de ser transplantadas. Apesar de crescer e florescer durante qualquer época do ano, o phlox cresce melhor quando plantado nos meses mais frescos.
Pimenta Capsicum annuum 5 a 7 dias entre 25C a 32C Para garantir boa germinação é importante manter a temperatura do solo acima de 21C. Temperaturas baixas irão inibir ou atrasar a germinação. Podem ser plantadas diretamente no local definitivo a 0,5 cm de profundidade. Remover as primeiras flores para que a planta gaste energia na produção de folhas antes de iniciar a frutificação.
Pimentão Capsicum annuum 5 a 7 dias entre 25C a 32C Para garantir boa germinação é importante manter a temperatura do solo acima de 21C. Temperaturas baixas irão inibir ou atrasar a germinação. Podem ser plantadas diretamente no local definitivo a 0,5 cm de profundidade. Remover as primeiras flores para que a planta gaste energia na produção de folhas antes de iniciar a frutificação.
Piretro Pyrethrum hybridum 7 a 10 dias entre 20C e 25C Plantar as sementes a 0,5cm de profundidade e manter o solo úmido até os primeiros sinais de germinação.
Quiabo Abelmoschus esculentus 5 a 10 dias entre 25C e 30C O quiabo prefere temperaturas altas e a germinação ocorre melhor quando o solo fica acima dos 27C. Plantar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter úmido até os primeiros sinais de germinação. Plantar preferencialmente no local definitivo pois não gostam do transplante. Em boas condições a planta produz em menos de 2 meses.
Rabanete Raphanus sativus 4 a 7 dias Os rabanetes podem ser plantados praticamente em qualquer época do ano e tem ciclo muito curto, podendo produzir em até 40 dias após o plantio. Plantar diretamente nos canteiros a 1 cm de profundidade. Para variedades compridas, plantar a 2 cm de profundidade. O rabanete é afetado negativamente por tempo quente e seco, portanto nestas condições é importante que recebam irrigação adequada.
Repolho Brassica oleracea 4 a 10 dias entre 20C e 30C Plantar diretamente no local definitivo respeitando pelo menos 40 cm de espaçamento entre as plantas. As sementes devem ser plantadas a 1 cm de profundidade. O repolho cresce melhor com temperaturas entre 13C e 24C mas pode também ser plantado no verão. Melhores resultados ocorrerão com irrigação regular.
Rúcula Eruca sativa 5 a 7 dias entre 18C e 27C A rúcula é uma cultura que prefere temperaturas amenas, e que sobrevive o inverno mesmo em locais com clima frio. Plantar diretamente no canteiro, preferencialmente entre o outono e inverno a 0,5 cm de profundidade. Temperatura do solo acima de 28C irá inibir a germinação.
Rudbeckia Rudbeckia hirta 8 a 14 dias entre 20C e 22C Pressionar as sementes no solo seme enterrar, pois a luminosidade é benéfica para a germinação. Podem ser plantas diretamente no canteiro, preferencialmente na primavera.
Ruibarbo Rheum rhabarbarum 10 a 25 dias O ruibarbo é uma planta perene que pode viver por 10 a 15 anos no jardim. Deixar as sementes de molho por 2 horas antes de fazer o plantio. O plantio deve ser feito no inverno, quando as temperaturas estão baixas. Plantar em vasos, a 0,5 cm de profundidade e transplantar para o canteiro quando atingirem pelo menos 5 cm de altura. Não deve ser feita a colheita no primeiro. Após 3 a 5 anos a planta pode ser dividida.
Saguaraji/Sobrasil Colubrina glandulosa 5 a 15 dias O plantio pode ser feito primeiramente em sementeiras ou recipientes similares, ou diretamente no canteiro. Para que as sementes germinarem em sua totalidade, coloca-las em água corrente e, com o auxílio de um borrifador, aplicar álcool 92° por aproximadamente 3 min. Aquecer a água a 80ºC e deixar as sementes imersas por 2 horas. Logo após, repetir novamente o processo de assepsia com álcool antes do plantio. Após o semeio, cubra com terra superficialmente e mantenha o solo úmido.
Salsa Petroselinum crispum 14 a 30 dias entre 18C e 21C Pode ser plantada diretamente no canteiro, utilizando uma semente por centímetro, a 1 cm de profundidade. Após a germinação, remover o excesso de plantas deixando uma a cada 30 cm. A germinação é lenta e pode passar de 3 semanas. A salsa é uma planta bienal e irá florescer em seu segundo ano. Sobrevivem o inverno mesmo em locais com temperaturas baixas.
Sálvia Salvia splendens 4 a 10 dias entre 22C e 25C As sementes de sálvia precisam de luz para germinar, portanto não enterre-as. Pressione as sementes no solo de forma que fiquem expostas, e mantenha em local iluminado. Manter o substrato úmido o tempo inteiro. Após a formação do primeiro par de folhas mover a planta gradualmente para um local onde receba luz solar direta.
Sálvia Salvia farinacea 5 a 12 dias entre 24C e 26C As sementes de sálvia precisam de luz para germinar, portanto não enterre-as. Pressione as sementes no solo de forma que fiquem expostas, e mantenha em local iluminado. Manter o substrato úmido o tempo inteiro. Após a formação do primeiro par de folhas mover a planta gradualmente para um local onde receba luz solar direta.
Sálvia Salvia officinalis 7 a 21 dias entre 18C e 21C Plantar as sementes em vasos preenchidos com substrato a 0,5 cm de profundidade e manter bem úmido até os primeiros sinais de germinação. Ideal que o plantio seja feito entre o final do verão e começo da primavera, para que as plantas estejam bem estabelecidas durante a época de calor.
Sempre-viva Helichrysum bracteatum 7 a 10 dias entre 21C e 24C Não cobrir as sementes uma vez que precisam de luz para germinar. Enquanto a germinação não ocorre, regue com um borrifador para evitar enterrar sementes indevidamente. A sempre viva cresce melhor nos meses mais frios, então é recomendável o plantio entre o final do verão e começo da primavera. Flores em 75 a 85 dias.
Tagetes Tagetes patula 4 a 7 dias entre 24C e 27C As sementes de tagetes são grandes e fáceis de se manusear. A planta é sensível a temperaturas muito baixas, portanto não é recomendável o plantio durante o inverno em locais frios. Molhe bem a terra/substrato e enterre as sementes apenas o suficiente para que fiquem cobertas por terra, pois germinam melhor na escuridão. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. Desde pequenas são muito resistentes ao sol, e devem ser gradualmente expostas a luz solar direta a partir da primeira semana.
Thumbergia Thumbergia alata 14 a 30 dias entre 18C e 25C A thumbergia pode ser plantada em sementeiras ou diretamente no canteiro. Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter úmido até os primeiros sinais de germinação. As plantas precisam de suporte, como uma treliça, para que se desenvolvam bem. Em vasos suspensos elas irão crescer de forma pendente nas laterais, mas se estiverem misturadas com outras plantas, utilizarão elas como apoio e podem acabar sufocando-as.
Tomate Solanum lycopersicum 5 a 7 dias entre 24C e 32C Plantar as sementes a 1 cm de profundidade e manter a temperatura do solo preferencialmente acima dos 24C. Temperaturas baixas fazem com que a germinação das sementes seja muito lenta e demore semanas. Não devem ser plantadas no inverno em locais frios. Os brotos devem ser transplantados para o local definitivo assim que tiverem 5 cm de altura.
Torênia Torenia fournieri 4 a 6 dias entre 22C e 24C A torênia é sensível a temperaturas muito baixas, portanto não é recomendável o plantio durante o inverno em locais frios. As sementes são relativamente grandes e fáceis de se manusear. Molhe bem a terra/substrato e coloque as sementes acima do solo, sem cobri-las, pois precisam de luz para germinar. Mantenha a umidade alta o tempo todo até os primeiros sinais de germinação. Plantas pequenas são muito sensíveis e não devem secar entre as regas. Mantenha em local bem iluminado para evitar esticamento dos galhos.
Vagem (Feijão vagem) Phaseolus vulgaris 4 a 14 dias entre 21C e 32C Plantar diretamente no local definitivo a 2,5 cm de profundidade. O ideal é plantar quando as temperaturas do ar estejam consistentemente acima dos 16C e a do solo acima de 21C. Temperaturas baixas irão atrasar ou inibir a germinação.
Verbena Verbena x hybrida 4 a 6 dias entre 22C e 24C Enterrar as sementes apenas suficiente para que fiquem cobertas. A luminosidade é opcional para a germinação. Diferente da maior parte das sementes, a verbena não gosta do solo excessivamente encharcado durante a germinação.
Vinca Catharanthus roseus 3 a 10 dias entre 22C e 27C A vinca é uma das sementes mais simples de se plantar e não exige muitos cuidados. Evite semear em épocas de muito frio, pois temperaturas baixas irão inibir a germinação. As sementes nascem mais uniformemente quando estão na escuridão total, portanto tenha certeza de que elas estão completamente cobertas pelo solo. Molhe bem até os primeiros sinais de germinação, e depois da planta estabelecida deixe o solo secar entre as regas. Temperaturas abaixo de 17°C atrasam o desenvolvimento e podem resultar em folhas amareladas e flores desbotadas.
Veja também:
Como plantar sementes de vinca (vídeo)
Viola Viola tricolor 4 a 7 dias entre 17C e 20C Enterrar as sementes apenas o suficiente para que fiquem cobertas. Temperaturas constantemente acima dos 22°C irão inibir a germinação, portanto o plantio deve ser feito no outono/inverno preferencialmente.
Zínia Zinnia elegans 3 a 5 dias entre 24C e 29C As zínias são umas das sementes mais fáceis para iniciantes. Elas germinam de forma rápida e uniforme quando as temperaturas estão altas. Temperaturas baixas (principalmente noturnas) atrasam a germinação e o crescimento das plantas. Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter a terra úmida até os primeiros sinais de germinação, e cortar a água na sequência para que o solo seque entre as regas. Podem ser plantadas diretamente no local definitivo.
Zínia Zinnia marylandica 2 a 3 dias entre 24C e 29C As zínias são umas das sementes mais fáceis para iniciantes. Elas germinam de forma rápida e uniforme quando as temperaturas estão altas. Temperaturas baixas (principalmente noturnas) atrasam a germinação e o crescimento das plantas. Enterrar as sementes a 0,5 cm de profundidade e manter a terra úmida até os primeiros sinais de germinação, e cortar a água na sequência para que o solo seque entre as regas. Podem ser plantadas diretamente no local definitivo.