O alho-poró é um vegetal que pertence à mesma família (Alliaceae) que as cebolas e os alhos.
Em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas. Para que o bulbo fique de cor branca é necessário proceder à "amontoa", cerca de 30 dias antes da colheita. Tal operação consiste em soterrar quase por completo a planta.
São geralmente semeados em canteiros, em estufas, dos quais se retiram as mudas, que se podem encontrar no mercado e transplantar para hortas. Depois da muda, é uma planta particularmente resistente.
É mais resistente à geada que a cebola. A planta adapta-se facilmente a qualquer tipo de solo, ainda que prefira solos pouco ácidos ou sensivelmente neutros. É aconselhável também que o solo seja bem drenado.
Alho Porró
Allium porrum L.
Época de Plantio:
Clima frio: Fevereiro a Julho. Clima Ameno: Fevereiro a Julho. Clima quente: Não Plantar.
Forma de Plantio:
A semeadura pode ser feita em bandejas. Transplante para o canteiro quando as mudas tiverem de 4 e 6 folhas, no espaçamento de 40 x 20cm. O plantio pode ser direto, nos mesmos espaçamentos indicados.
Cuidados com o solo:
O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Revolva a terra misturando para cada metro quadrado de canteiro, 1,5kg de esterco bem curtido, ou 150g de adubo NPK de uma fórmula comercial. Irrigar sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde. Profundidade da semente: 1,0 a 1,5cm Sementes por grama: Aproximadamente 395 sementes por grama.
Colhe-se de 80 a 100 dias após a semeadura.