Sementes de Melão Gaúcho Redondo
Fruto produzido pelo meloeiro, da família das Cucurbitáceas, o melão possui cerca de 90% de água em sua composição. É uma planta rasteira, com folhas pilosas. A Varieade Caipira, conhecida como Melão Gaúcho, tem formato oblongo e forte aroma. Não é a variedade de melhão mais doce o que agrada aos diversos paladares;
Vai muito bem em sucos, batidas, saladas de fruta e puro.
Cultivo do Melão:
Quando o meloeiro estiver frutificando, o ideal é que haja baixa umidade relativa do ar, pois em condições de alta umidade do solo e do ar, os melões ficam com menor teor de açúcar, mais aguados e perdem muito do seu aroma e sabor em relação àqueles cultivados nas condições ideais de temperatura e umidade. A temperatura ideal de cultivo para o melão é entre 22ºC e 35Cº.
O meloeiro deve ser cultivado em local com alta luminosidade solar. Pode ser em luz solar direta ou parcial.
O solo deve ter boa drenagem, solo leve e solto e rico em nitrogênio.
A Irrigação deve ser diária no período de germinação da semente. Sem encharcamento. Depois, as regas podem ser mais esparsas. Podendo ser de 1-2 vezes na semana, dependo da região e temperatura de cultivo.
TRATOS CULTURAIS:
Desbaste: Deixar apenas uma ou duas plantas por cova.
Capação: Eliminar a gema terminal quando a planta apresentar 5 a 7 folhas definitivas. Não se faz a capação quando se conduz apenas uma rama.
Condução dos ramos: Conduzir apenas os mais vigorosos, eliminando os ramos secundários, até a quarta folha.
O meloeiro pode crescer em cercas e caramanchões, mas neste caso os frutos devem ser amparados de alguma forma (por exemplo, com uma rede), pois os talos não suportam o peso do melão.