No Empório das Sementes trabalhamos com dezenas de variedades híbridas das espécies mais cultivadas no Brasil. Estas sementes são totalmente diferentes do que você está acostumado a ver em lojas de jardinagem ou no seu dia-a-dia. Leia este artigo e entenda por que as sementes híbridas são tão superiores e valem o investimento!

Se você tem interesse por plantas e jardinagem, é muito provável que já tenha comprado sementes de flores em supermercados e casas do ramo, apenas para se decepcionar com os resultados. As plantas resultantes são quase sempre mirradas, com poucas flores e nem de longe parecidas com as fotos que você vê na internet ou até mesmo na embalagem.

O motivo disto é que praticamente todas as sementes vendidas no Brasil são das espécies selvagens, da mesma forma que são achadas na natureza. Elas são extremamente baratas - você pode comprar 1.000 sementes de petúnia por menos de R$3,00 - porém será que valem a pena?

Há quase um século, as empresas do ramo de flores vem trabalhando em melhorias genéticas das principais espécies de jardim, e os resultados são incríveis. A partir do cruzamento de muitas plantas selvagens, foram criadas milhares de variedades híbridas com cores diferenciadas, flores maiores, plantas mais robustas, maior poder de floração, resistência às doenças, entre outras tantas melhorias. 

Este processo, no entanto, é caro e demorado. Requer que as empresas invistam em pesquisa para procurar espécies interessantes ao redor do mundo, para fazer o cruzamento e adicionar características à planta. Depois disso, é preciso garantir que estas características são estáveis, e que as sementes resultantes apresentarão todas as qualidades procuradas. Uma vez que uma linha estável é alcançada, as plantas precisam ser testadas em todo tipo de condições: locais muito quentes, muito frios, com verões longos ou curtos, muita chuva, longos períodos de seca, e assim por diante. Estes testes são feitos em estações de teste e universidades em centenas de localidades. 

Jardim Experimental de Vincas - Jardim Botânico Rotary (EUA)

Jardim Experimental - Vincas

Somente após todo este processo, as novas variedades estão prontas para comercialização. Portanto entre o surgimento de um novo estudo e as sementes chegarem ao mercado, pode passar mais de uma década facilmente. É por este motivo que as sementes híbridas são mais caras, mas valem muito a pena.

Você está pagando pela garantia de sementes de alta qualidade, com um enorme diferencial em relação ao que encontra em mercados. Suas plantas serão sempre iguais às fotos que você vê no anúncio, e a satisfação de ver suas sementes virando plantas lindas é infinitamente maior!

Uma das missões do Empório das Sementes é exatamente trazer esta cultura para o público brasileiro, que tem pouquíssimo acesso às variedades internacionais. Trabalhamos com sementes das maiores empresas do mundo: Benary, Kieft, Syngenta, PanAmerican, Sakata e Takii.

Veja abaixo algumas comparações para ilustrar o artigo: 

Comparação Begônias

As begônias geralmente tem a folhagem muito bonita, mas flores pequenas e pouca resistência às chuvas. As variedades híbridas estão disponíveis em diversas cores e tamanhos, com flores enormes e enorme adaptação aos mais variados tipos de clima. Veja todas begônias disponíveis clicando aqui.

 

Comparação Petúnia

As petúnias talvez sejam o exemplo mais clássico. As plantas comuns apresentam baixa ramificação e crescimento esparso, com poucas flores. As petúnias pendentes são umas das plantas anuais com maior poder de floração do mundo, e podem chegar a ter mais de 200 flores de uma vez só. Além disso, são muito mais resistentes ao calor e duram o verão inteiro. Veja todas as petúnias disponíveis clicando aqui.

 

Comparação Cravina

A cravina selvagem é uma planta que gosta principalmente de locais frios e secos, e que para ter floração plena precisa de um inverno rigoroso. As variedades híbridas são muito mais resistentes ao calor, e florescem o ano inteiro, sem necessidade de frio. Além disso foram criadas diversas combinações incríveis de cores, como a vista na foto acima. Veja todas as cravinas disponíveis clicando aqui.

 

Comparação Vinca

A vinca ou boa-noite, é muito facilmente encontrada no Brasil em sua forma nativa (foto esquerda). São bem resistentes e nascem até mesmo em buracos na calçada, porém apresentam muita folhagem e poucas flores, além de praticamente só existirem nas cores rosa e branco. As vincas híbridas estão disponíveis em uma infinididade de cores, além de plantas mais compactas e floríferas, com flores com o dobro do tamanho. A série 'Cora', além de todas estas vantagens, também apresenta resistência aos fungos que costumam matar as vincas em locais úmidos. Veja todas vincas disponíveis clicando aqui.