Um dos grandes problemas de começar um canteiro novo no jardim é o trabalho exigido na preparação do local. Geralmente o solo está compactado e trabalhar nele torna-se extremamente cansativo. Para evitar todo o esforço de limpar a terra e cavar novos canteiros, uma técnica chamada de "jardim lasanha" pode ser utilizada. Os jardins "lasanha" recebem este nome das camadas que são criadas na construção dos canteiros. Essa forma de criar jardins é utilizada há muito tempo e recebeu diversos nomes, mas ao falar "lasanha" você consegue imaginar na hora o que precisará e como serão os resultados.

A técnica envolve criar várias camadas de material orgânico (acima do solo) em uma região determinada, como uma lasanha, e fazer o plantio nesse próprio local, que irá fornecer todos nutrientes para suas plantas.

Jardim Lasanha 

Material

  • Folhas de jornal preto e branco, sem tinta colorida.
  • Material orgânico: grama cortada, feno, palha, folhas, ervas daninhas, galhos secos, esterco, húmus, talos de vegetais, restos de frutas, resto de café - o que tiver disponível


Etapas

1. Nivele a vegetação existente. Não é preciso remover a grama ou ervas daninhas existentes, apenas amasse-as para que fiquem esmagadas no chão.

2. Define o contorno de seu canteiro, utilizando estacas de madeira, uma mangueira ou pedras. Evite canteiros muito largos para não ter que pisar constantemente em cima do solo, o que causa compactação. Você também pode fazer bordas de madeira caso queira dar uma aparência mais formal, como nas fotos.

3. Preencha todo o espaço com folhas de jornal umedecidas para evitar que voem e para que grudem melhor umas nas outras. A camada deve ter pelo menos 2 a 3 cm de espessura. O jornal irá manter o local escuro, fazendo com que a vegetação embaixo dele se decomponha rapidamente, além de tornar o ambiente propício para minhocas, que ajudam a manter o solo bem aerado.

Jardim Lasanha 

4. Hora de montar as camadas de material orgânico. A melhor forma é alternar materiais marrons, como folhas secas, galhos e turfa e materiais verdes, como partes de vegetais, grama cortada e plantas verdes. Em cima de cada camada jogue qualquer tipo de solo (terra vegetal ou substrato) suficiente para preencher o espaço. O ideal é fazer uma pilha de pelo menos 30 cm de altura, mas alguns locais recomendam até 60 cm. Pode parecer muito na hora, mas em algumas semanas, com a decomposição do material, a "lasanha" irá diminuir bastante.

 Jardim Lasanha

5. Após preencher a última camada espalhe 3 a 5 centímetros de solo em cima do material orgânico, nivele com uma pá e em seguida molhe bem.

6. O material precisa de 4 a 6 semanas para se decompor e estar disponível como nutrientes para as plantas, mas você pode realizar o plantio imediatamente após o término da montagem. Faça buracos do tamanho correto, coloque a planta no nível correto e preencha com solo.

 Jardim Lasanha

7. Em períodos de tempo muito seco é importante manter o local úmido para ajudar no processo de decomposição.

 

Vantagens do "jardim lasanha"

  • Menos ervas daninhas, graças ao jornal impedindo o crescimento delas.
  • Melhor retenção de água, devido ao fato de o composto (que é o que foi feito ao montar todos os materiais em camadas), mantém a água melhor que o solo comum, especialmente se o seu solo nativo for arenoso ou pobre em material orgânico.
  • Menor necessidade de fertilizantes, pois o material ao se decompor é muito rico em nutrientes.
  • Solo fácil de ser trabalhado, macio e solto.